Enem 2015 por escola

Enem 2015 por escola

MEC divulga notas do Enem 2015 por escola

Exame avaliou um milhão de estudantes de 15 mil instituições de ensino

No Enem 2015, apenas três escolas públicas estão entre as cem com maior nota média no Enem 

No Enem 2015, apenas três escolas públicas estão entre as cem com maior nota média no Enem / Arquivo / Agência Brasil

Da BandNews FM, com Agência Brasil noticias@band.com.br

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (4) as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 por escola. O Exame avaliou mais de um milhão de estudantes de quase 15 mil instituições de ensino do país. Neste ano, apenas três escolas públicas estão entre as cem com maior nota média no Enem. No ranking com as mil melhores, apenas 49 são da rede pública.

No ranking geral, considerando também as escolas privadas, a primeira escola pública aparece na 33ª posição, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa (MG). A primeira escola pública estadual a despontar entre as melhores médias está em 147º lugar, o Colégio Estadual Tiradentes, em Porto Alegre (RS), que atende a alunos de nível socioeconômico alto.

Leia mais: Enem abre inscrições para privados de liberdade

A lista tem o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com a melhor média geral do Brasil. Entre as privadas, seis das dez com melhores médias têm menos de 20% dos estudantes formados pela instituição desde o 1º ano do ensino médio. Também atendem alunos de nível socioeconômico muito alto ou alto -  quatro das escolas estão sem informações.  

“O que é preocupante é que o Enem por escola demonstra o quanto o Brasil reproduz desigualdades, entre as privadas, entre as públicas. As escolas que vão bem são escolas de elite”, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Veja uma apresentação dos resultados do Enem 2015 clicando aqui.


Contextualização

O presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-presidente do Inep, Francisco Soares, defende que os dados precisam ser contextualizados. Segundo ele, rankings colocam escolas que selecionam seus estudantes no topo e deixam de considerar projetos pedagógicos que merecem ser conhecidos e podem inspirar mudanças na educação brasileira.

“Divulgar os dados sem dizer que por trás daquele dado existe uma diferença é complicado”, disse. “Há escolas que não selecionam seus alunos, que são de nível socioeconômico baixo que precisam ter os projetos conhecidos e inspirar outras escolas”, acrescenta.


Redação e Matemática

Considerado o dado nacional, a média em redação do Enem 2015 subiu em relação ao Enem 2014. Em 2015 a média das escolas foi de 543 pontos, enquanto no ano anterior, chegou a 491. O tema da redação em 2015 foi “A persistência da  violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Em 2014, o tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil".

Já Matemática é o grande gargalo de aprendizado. Em 2015, a média nacional, que foi 475, caiu em relação a 2014, com 481 pontos.


Faça o download do sistema de resultados do Inep. Cuidado! O arquivo é pesado

 

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000825443/mec-divulga-notas-do-enem-2015-por-escola.html 




ONLINE
11