Eleições escolares
Eleições escolares: Professora de Alegrete é acusada por compra de votos
A escolha dos novos diretores tem movimentado os bastidores das eleições escolares. Alunos denunciaram uma professora por compra de votos. Segundo informações dos estudantes a educadora ofereceu entrada gratuita em um sítio de lazer, em troca de votos.
Um policial militar, pai de um dos alunos, procurou a direção da instituição expondo a indignação sobre o crime eleitoral: “é professora de alunos menores de idade da EJA e, como educadora, deveria ser guardiã da moral e da cidadania e que deverá ser responsabilizada junto ao Tribunal Regional Eleitoral pelo crime de compra de votos”.
A Comissão Eleitoral da escola impugnou a candidatura da chapa, porém após configurada e anunciada a decisão, tida por soberana, da Comissão da escola, formada democraticanente e composta por membros distintos da comunidade escolar, a Coordenadoria de Educação de Uruguaiana ignorou a decisão e trouxe de volta ao pleito a chapa impugnada, não obstante a constatação de crime eleitoral.
Do Portal No Alegrete: Este é a educação à ser oferecida? Que tipo de cidadãos esperamos formar com tais exemplos? Nossa reportagem continuará acompanhando o caso.
http://noalegrete.com.br/eleicoes-escolares-professora-de-alegrete-e-acusada-por-compra-de-votos/
» Lei nº 10.576, de 14/11/1995. (atualizada até a Lei n.º 13.990, de 15 de maio de 2012) Dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Público e dá outras providências.
» Portaria regulamenta eleição - PORTARIA Nº 153/2015 DOE 18-06-2015 pg 35