EJA na SECADI

EJA na SECADI

Lugar da EJA é na SECADI

 

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade com características próprias. Desde a LDB, passando pelo Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Resoluções Nacionais, Estaduais e Municipais, a EJA vem desfrutando de uma autonomia metodológica, didática e curricular, cuja finalidade é atender seu público diversificado e cumprir a função reparadora. A proposta em discussão, de retirar a EJA da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão, incorporando-a à SEB - Sec. da Ed. Básica, aponta para outra perspectiva, a da simples escolarização, sem observar suas especificidades. Podemos levantar alguns itens:

Financiamento: Os Fóruns de EJA lutam por um financiamento próprio para a modalidade, via FUNDEB (com percentual mínimo e aplicação vinculada) ou Resolução 48 (recursos para novas turmas de EJA). A inclusão da EJA na SEB enfraquecerá essa batalha.

PNLD EJA - Aqui, buscamos a confecção de livros didáticos com propostas associadas à modalidade, e não meros resumos dos livros do chamado fundamental "regular", como muitas editoras ainda ofertam, ou ainda, a possibilidade de, independente das editoras, a confecção de material didático próprio e voltado para seu público cuja marca é a diversidade.

Qual será a inserção da EJA dentro da BNCC? Como ficará a integração com a EPT (Ed. Prof. e Tecnológica) sem esquecer da Meta 10 do PNE? E o atendimento dos jovens de 15 a 17 anos? As políticas de alfabetização para adultos obedecerá as mesmas regras para os ingressos na chamada "idade certa", notabilizando a infantilização? Formação para educadores/as da EJA deve obedecer os mesmos princípios da formação para professores do ensino fundamental "regular"? Enfim, muitos outros questionamentos podem ser feitos.

Vamos deixar bem claro que aqui não há qualquer discussão de cunho político-partidário. O que temos é um debate nacional, onde os Fóruns de EJA, independente de qualquer governo, por princípio, defendem a EJA com políticas públicas próprias (inclusive com formação universitária específica, concursos e planos de carreiras). E isso só será possível sem atrelamento ao "regular"!!!

Por isso, eu, enquanto educador e militante da EJA, acabei de assinar a petição "NOTA PÚBLICA PELA MANUTENÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SECADI".

É muito importante! Que tal você assinar também?

Aqui está o link:

https://www.change.org/p/nota-p%C3%BAblica-pela-manuten%C3%A7%C3%A3o-da-educa%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-e-adultos-na-secadi

Obrigado,

abs

Alexandre - 91388876

Fórum Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul  




ONLINE
4