Educação pede seriedade

Educação pede seriedade

"Não é mais tolerável que tenhamos esse descaso com o ensino", afirma José Annes Marinho

Fonte: Estado de Minas (MG)

Todos os dias perguntamos aos quatro cantos do mundo: o que é Educação? Podemos dizer, de forma simples, que Educação é o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a seguinte. Agora a grande questão: por que a Educação não é o pilar desta nação? Uma pergunta talvez muito simples de ser respondida! Ou muito complexa?! Isso vai depender de seu ponto de vista. No geral, uma nação sem Educação de base não é nada. É pó, é fraca, cria falsas expectativas, não gera conhecimento, e sim somente achismos.

Infelizmente é como o Brasil está hoje. É duro escrever e falar dessa forma, ainda mais sendo brasileiro, mas é nossa realidade! Hoje todos os problemas oriundos de gestão, corrupção, crimes e perda de valores certamente são decorrentes do descaso que o Brasil tem com a Educação.

Nem tudo o que é feito neste país é feito com descaso. Há grandes exemplos de programas destinados as futuras gerações que certamente poderão ter melhores condições do que as nossas! Mais informação – por vontade dos próprios brasileiros, e não do governo. Educar e gerar conhecimento aos jovens são benefícios que fazemos para o país. Serão eles nossos líderes logo, logo! E se quisermos uma nação forte, com valores e com ética, precisamos pensar e investir nisso.

Não podemos nos acovardar em achar que seremos criticados por estar levando informação a jovens que já podem pensar e acreditar que vão ajudar de alguma forma o Brasil. Paradigmas estão aí para serem quebrados. Basta conversar, dialogar e mostrar o que pode ser feito de bom para as pessoas.

Somos entusiastas por Educação, lutamos todos os dias para levar conhecimento seja por livros, desenhos, gibis, personagens, vídeos, passatempos, CDs, internet, jogos – essas são algumas formas de mostrar a eles o que lhes espera. Quando um jovem nos aborda na rua e na Escola para agradecer o que estamos fazendo por eles, isso não tem preço; isso levaremos para toda nossa vida, lembraremos que passamos o que aprendemos e fomos reconhecidos por isso. Quando ouvimos essas palavras de uma criança, voltamos a nosso passado, lembrando-nos de nossos primeiros passos, muitas vezes contados por nossos pais, das broncas por termos feito algo errado e nos mostrando o correto.

Do Professor pegando em sua mão para escrever as primeiras letras, dos trabalhos em sala de aula quando adolescentes, das pesquisas da faculdade, da formatura, algo tão especial para todos os formandos, uma conquista para uma pequena parte da população do Brasil. Isso tudo não tem preço.

Não é mais tolerável que tenhamos esse descaso com a Educação. É importante que unamos esforços para que essa situação delicada possa mudar urgentemente! Isso depende de nós, exclusivamente de nós! Muitos já identificaram formas de atingir e passar o que aprenderam adiante. Falta você. Porque Educação muda tudo. 


*Engenheiro




ONLINE
13