Educação Física na grade

Educação Física na grade

6 motivos para manter a Educação Física na grade curricular

6 motivos para manter a Educação Física na grade curricular

 

Medida Provisória (MP) 746/2016

Foi publicado no último dia 23 de setembro, em edição extra do Diário Oficial, o texto da Medida Provisória (MP) 746/2016, que cria o novo Ensino Médio. O documento é passível de alterações e ainda precisa ser aprovado. Se não for aprovado em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado Federal, perde seu efeito.

A proposta gerou muita polêmica e contradiz em alguns aspectos o Plano Nacional de Educação. A MP tornaria optativas algumas matérias como Educação Artística e Educação Física, mas, quanto a isso, aparentemente, já houve um recuo. O Programa Cultivar acredita que a Educação Física tem um papel fundamental para a formação de crianças e jovens. Listamos aqui alguns motivos:

Habilidades Socioemocionais na Educação Física

 

Habilidades Socioemocionais

A Educação Física ajuda a aprimorar não só os aspectos motores e de condicionamento físico, mas também o senso de perseverança, o trabalho em equipe, a disciplina etc. Ao praticar atividades físicas, a criança se expõe ativamente tanto para os outros quanto para si mesma, toma consciência de si e do coletivo.

O esporte estimula o raciocínio, exercita a memória e a linguagem, a compreensão de situações e estratégias, ajudam noamadurecimento das habilidades socioemocionais da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula. No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e metáforas da vida, grande oportunidade para a educação.

Desenvolvimento cognitivo

Segundo especialistas, praticar atividade física na infância contribui para o desenvolvimento intelectual. O British Journal of Sports Medicine publicou um artigo que é resultado de uma reunião entre especialistas do Reino Unido, Escandinávia e América do Norte. A publicação destaca a importância da prática de exercícios físicos para crianças em idade escolar, em benefício não só da saúde, mas também do aperfeiçoamento cognitivo.

Segundo a publicação, crianças mais ativas apresentam um melhor desenvolvimento em aspectos ligados à fase de crescimento:

– melhora da capacidade intelectual
– maior comprometimento
– maior motivação
– melhora da sensação de bem-estar
– melhor facilidade de inclusão social
– melhora da autoestima.

 

CriatividadeCriatividade na Educação Física

Cada esporte e cada partida são diferentes e, por isso, além de treino e disciplina, é preciso aprender a improvisar.

Você pode treinar inúmeras jogadas de ataque, esquemas de defesa etc., mas a criatividade é que dá graça ao jogo. Um passe inesperado que desmonta o esquema defensivo do adversário, um drible surpreendente, são momentos mágicos que o esporte proporciona e que despertam bastante a criatividade.

Socialização na Educação Física

 

Socialização

Conviver com colegas mais gordos ou mais magros, mais altos ou mais baixos, mais ou menos habilidosos, é uma ótima experiência para que a criança aprenda a lidar com as diferenças.

No esporte, como na vida, precisamos nos expressar sem oprimir o outro e sem deixar que o outro nos oprima.

 

ResponsabilidadeResponsabilidade na Educação Física

Cada esporte tem suas regras, bem como a vida em sociedade. Imagine um trânsito sem regras! Seria o caos… O esporte é um excelente meio para as crianças aprenderem a importância do respeito, da disciplina e do senso de justiça. As condutas antidesportivas são reprimidas e há punições para as infrações. Ao tentar burlar as regras, o jogador pode prejudicar a sua equipe e a si mesmo.

 

Trabalho em equipeTrabalho em equipe

Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente para garantir a vitória. É necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto.

Saber trabalhar em grupo é uma qualidade importante para qualquer pessoa hoje em dia. Quando um grupo de pessoas tem objetivos em comum, a melhor maneira de alcançar o êxito é trabalhando em equipe, não centralizando as decisões, com ajuda mútua e troca de experiências.

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

lucio

 http://guaranisport.com.br/novo/6-motivos-para-manter-a-educacao-fisica-na-grade-curricular/ 

 




ONLINE
8