Eduardo Galeano presente!

Eduardo Galeano presente!

Em luto por um homem de luta: Eduardo Galeano presente!

galeano

A segunda-feira começou mais triste nesta América Latina que permanece com suas veias abertas. Morreu hoje (13), aos 74 anos, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, não apenas um dos grandes autores da literatura mundial, mas também um dos grandes pensadores da esquerda latino-americana, para quem a obediência não podia ser o destino do subcontinente. Dentre seus livros mais famosos está justamente “As veias abertas da América Latina”, no qual Galeano apresenta uma análise histórica sobre a formação da região desde sua ocupação pelos europeus até os dias de hoje, fundando sua crítica na espoliação econômica, na dilapidação dos recursos naturais do continente e na dominação política, primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos.

Segundo informações da imprensa, o escritor estava internado em um hospital na capital uruguaia desde sexta-feira (10) devido a complicações de um câncer de pulmão, que já havia sido tratado em 2007. A Contee lamenta essa perda, mas acredita que o legado deixado por ele continuará servindo de inspiração para o fortalecimento na luta por igualdade e justiça na América Latina.

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano)

Da redação

http://contee.org.br/contee/index.php/2015/04/em-luto-por-um-homem-de-luta-eduardo-galeano-presente/#.VThgFyFViko




ONLINE
6