Distribuição de senhas
Acesso do público às galerias será liberado às 13h45 desta terça (22).
Deputados vão votar proposta do Executivo que eleva impostos.
Do G1 RS
Público poderá acompanhar a votação das galerias (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai permitir o acesso do público ao plenário nesta terça-feira (22), quando deve ser votado o projeto do governo do Estado que propõe aumento das alíquotas do ICMS. A entrada, no entanto, será autorizada mediante distribuição de senhas.
A medida foi acertada entre o presidente do Legislativo, deputado Edson Brum (PMDB), e os líderes do Movimento Unificado dos Servidores, que reúne diversas categorias do funcionalismo. Os 290 assentos serão divididos igualmente para pessoas contrárias e favoráveis aos projetos. O acesso às galerias será liberado às 13h45, e a sessão deve iniciar às 14h.
Nesta segunda-feira (21), gradis já foram instalados em frente à Assembleia. Um telão será colocado na Esplanada do Palácio Farroupilha para que o público que ficar do lado de fora possa acompanhar a votação.
Na última terça-feira (15), servidores públicos e sindicalistas bloquearam as entradas da Assembleia, impedindo o acesso de funcionários e deputados. Houve tumulto no lado de fora, e a sessão que votaria 10 projetos do Executivo acabou suspensa. Na quarta-feira (16), os projetos foram votados sem a presença de público.
O projeto de aumento de impostos integra um dos pacotes de ajuste fiscal do governo do Estado para enfrentar a crise financeira. Pela proposta, a alíquota básica do ICMS sobe de 17% para 18% e as alíquotas sobre gasolina, álcool, telefonia fixa e móvel e energia elétrica, de 25% para 30%.
Zero Hora