Distribuição de senhas

Distribuição de senhas

Assembleia distribuirá senhas para sessão que votará aumento de ICMS

Acesso do público às galerias será liberado às 13h45 desta terça (22).

Deputados vão votar proposta do Executivo que eleva impostos.

Do G1 RS

Público poderá acompanhar a votação das galerias  (Foto: Reprodução/RBS TV)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai permitir o acesso do público ao plenário nesta terça-feira (22), quando deve ser votado o projeto do governo do Estado que propõe aumento das alíquotas do ICMS. A entrada, no entanto, será autorizada mediante distribuição de senhas.

 
CRISE NO RS

Sem dinheiro, governo gaúcho atrasa salários de servidores e pedala dívidas

A medida foi acertada entre o presidente do Legislativo, deputado Edson Brum (PMDB), e os líderes do Movimento Unificado dos Servidores, que reúne diversas categorias do funcionalismo. Os 290 assentos serão divididos igualmente para pessoas contrárias e favoráveis aos projetos. O acesso às galerias será liberado às 13h45, e a sessão deve iniciar às 14h. 

Nesta segunda-feira (21), gradis já foram instalados em frente à Assembleia. Um telão será colocado na Esplanada do Palácio Farroupilha para que o público que ficar do lado de fora possa acompanhar a votação.

Na última terça-feira (15), servidores públicos e sindicalistas bloquearam as entradas da Assembleia, impedindo o acesso de funcionários e deputados. Houve tumulto no lado de fora, e a sessão que votaria 10 projetos do Executivo acabou suspensa. Na quarta-feira (16), os projetos foram votados sem a presença de público.

O projeto de aumento de impostos integra um dos pacotes de ajuste fiscal do governo do Estado para enfrentar a crise financeira. Pela proposta, a alíquota básica do ICMS sobe de 17% para 18% e as alíquotas sobre gasolina, álcool, telefonia fixa e móvel e energia elétrica, de 25% para 30%.

 

Zero Hora




ONLINE
63