Desafios da educação básica

Desafios da educação básica

10 desafios da educação básica brasileira

A educação básica no Brasil já melhorou muito, antigamente a educação era para poucos e não se exigia muito. Talvez seus avós e pais têm apenas a quinta série, e outros, principalmente as pessoas que moram no interior tinha apenas até a terceira série, pois precisavam parar para trabalhar e ajudar em casa. Isso tudo mudou, a educação é vista atualmente como muito importante e todos valorizam.

Com toda essa mudança o que era básico antigamente, não é mais, a educação básica vai até a oitava série ou até o segundo grau. Mas mesmo com tantos avanços e com as pessoas percebendo a importância dos estudos ainda existem muitos desafios. São tanto que hoje vamos citar 10 deles, você vai perceber o quanto a educação brasileira ainda precisa melhorar.

O ensino sempre foi e talvez sempre será um dos maiores desafios de um país, não é fácil dar a educação que todos merecem. Alguns governos até conseguem melhorar em alguns aspectos, mas vamos te mostrar esses 10 desafios para você ajudar a cobrar o seu prefeito, governador e presidente.

Confira os desafios da educação básica

1º Desafio da educação básica: Faltam vagas

A educação infantil é a que mais sofre com falta de vaga nas escolas, principalmente nas escolas que as crianças ficam o dia todo. Para você ter uma ideia, faltam mais de um milhão de vagas nas pré-escolas. A educação infantil é obrigatória desde 2009, mas mesmo assim os pais de crianças de 4 e 5 anos encontram dificuldade na hora de matricular os filhos.

2º Desafio da educação básica: Infraestrutura

São poucas as escolas brasileiras que consegue oferecer uma boa infraestrutura para o ensino, muitas vezes falta quadras de esporte, biblioteca, laboratórios, cantina e outras estruturas que os alunos precisam para ter uma boa educação. Nessa área os desafios são muitos, menos de 1% das escolas brasileiras tem toda a infraestrutura necessária e ideal para o ensino.

3º Desafio da educação básica: Idade certa

Muitos jovens e adolescentes demoram para entrar na escola ou até mesmo desistem e por isso muitos estão nas escolas com a idade errada. Você encontra crianças mais velhas ainda fazendo a quinta série e até jovens de 15 anos nessa série. Esse é um grande problema enfrentado pela educação brasileira atualmente, muitos desses jovens acabam saindo da escola e desistindo ou optando pelo ensino EJA que não é o mais adequado e os jovens não são tão cobrados como na escola normal.

4º Desafio da educação básica: Jovens não sabem ler

Muitos alunos brasileiros têm uma grande dificuldade de ler, eles não conseguem estabelecer relações ao ler um texto e por isso encontram uma grande dificuldade de entender o que estão lendo. Quase 50% dos alunos brasileiros não são capazes de fazer uma boa leitura e esse é um grande desafio do ensino brasileiro, até porque faz parte da educação básica.

5º Desafio da educação básica: Desinteresse

Muitas vezes o problema acima está relacionado ao problema de desinteresse, muitos alunos não tem interesse em fazer lição de casa ou estudar em casa, mesmo que os professores cobre. É claro que muito disso é culpa dos pais que não ajudam a cobrar, mas o desinteresse dos alunos se tornou geral e são poucos os que se dedicam verdadeiramente nos estudos e aprendizagem.

6º Desafio da educação básica: Salário do professor

salario-do-professor

Isso mesmo mesmo, a educação brasileira também enfrenta o desafio com os professores, eles estão cada vez mais desvalorizados e sofrem muito com isso. O salário do professor brasileiro é baixo, a média dos docentes no país é cerca de 2.400 reais, isso não quer dizer que todos os professores recebem esse salário, pois o valor é diferente em cada estado. Mas com a média já é possível perceber a desvalorização do profissional.

7º Desafio da educação básica: Falta de professor

Por causa dessa desvalorização do profissional nenhum jovem quer se tornar professor, os jovens preferem enfrentar outros cursos e outras profissões. São poucas as pessoas que se interessam pela profissão de professor e se arriscam fazendo um curso superior na área.

8º Desafio da educação básica: Má formação do docente

Como se não bastasse a desvalorização e a falta de professores, também enfrentamos o desafio de má formação do profissional. Muitos professores que dão aula para o 6º ao 9º ano não tem ensino superior, ou seja, eles estão apenas cobrindo os buracos, mas não fizeram licenciatura e não estão habilitados para dar aula.

9º Desafio da educação básica: Falta de livros e materiais didáticos

Muitas vezes os professores encontram o desafio de ensinar uma matéria sem o apoio de livros ou materiais didáticos que ajudariam na explicação de uma matéria. Muitas vezes também, os livros usados em muitas escolas contêm erros e pouco conteúdo educacional.

10º Desafio da educação básica: Violência Escolar

É comum as notícias de brigas entre alunos, tráfico de drogas dentro da escola, agressões a professores e destruição do patrimônio das escolas. Infelizmente esse é um desafio que requer não só do governo, mas também dos pais dos alunos. A educação nesse caso não é ensinada apenas na escola, mas deve ser ensinada principalmente dentro de casa.

Esses são apenas os 10 desafios da educação básica brasileira, provavelmente você já se lembrou de pelo menos mais um desafio que o ensino brasileiro deve enfrentar para superar e melhorar. É importante que todos ajudem e cobrem do governo uma melhora, são todos desafios, mas eles podem ser superados com a ajuda de cada cidadão. Os desafios são muitos e por isso a vontade de superar todos eles também deve ser grande.

Ajude a compartilhar esses desafios, quanto mais pessoas cobrarem, mais chance nos temos de superar os problemas na educação brasileira.

 

http://canaldoensino.com.br/blog/10-desafios-da-educacao-basica-brasileira 




ONLINE
64