Certificação específica do EM
MEC lança exame específico para certificação de Ensino Médio para alunos do EJA
Provas serão aplicadas ainda neste ano
Os cerca de 900 mil alunos que prestam, anualmente, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) com o objetivo de obter o atestado de conclusão escolar terão mais uma oportunidade para tentar conseguir a certificação. O Ministério da Educação anunciou, nesta terça-feira, que implementará uma prova específica para alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Leia mais:
Três cursos da UFRGS estão entre os 100 melhores do mundo
Enem americano, SAT pode abrir portas em universidades de renome
As provas serão unificadas e semestrais – e já serão aplicadas neste ano (a primeira, até o fim de julho) para candidatos maiores de 18 anos.
– Porque seleciona jovens para cursos de Medicina e Engenharia, por exemplo, o Enem é um exame mais sofisticado e muito pesado para quem está só se certificando. A nova prova vai ser totalmente diferente, para que esses alunos se sintam mais seguros e confortáveis – informou o ministro, Aloizio Mercadante, durante o lançamento do Censo Escolar 2015.
No ano passado, havia 3,4 milhões de alunos no EJA, uma diminuição em relação a 2007, quando eram 4,9 milhões. A oferta do programa vinculado à formação profissional aumentou em 4,8% neste mesmo período, "atendendo a uma demanda antiga das secretarias estaduais de educação", disse o ministro.
A média de idade dos estudantes nas escolas que oferecem o EJA na zona urbana é de 38 anos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 19 anos nos finais e 24 no Ensino Médio. Na zona rural, essa média é de 40, 22 e 23 anos, respectivamente.