Avaliação de estudantes
Professora avalia estudantes pelas questões que eles formularam sobre a Teoria da Relatividade
30/11/2015 - POR ISABELA MOREIRA*
A professora Elika Takimoto, do Rio de Janeiro, aproveitou o centenário da publicação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, para dar uma prova sobre o assunto para os seus alunos. Mas ela optou por uma abordagem diferente: em vez de avaliar os estudantes por suas respostas, pediu que eles formulassem perguntas sobre o tema.
Elika compartilhou a história em sua página no Facebook na última sexta-feira (28) e, claro, viralizou. "Eles podiam usar celular, internet, WhatsApp... Só pedi para não conversar entre eles para não atrapalhar a concentração do colega", escreveu a professora.
SAIBA MAIS
- 5 conceitos que foram revolucionados pela Teoria da Relatividade Geral
- Campanha incentiva doação de aulas às escolas ocupadas em São Paulo
A prova tinha três folhas com um texto sobre a Teoria escrito por Elika. Caso os alunos quisessem ler outros textos sobre o assunto, podiam acessar o Google à vontade. Segundo a professora, a intenção foi sair dos padrões do sistema tradicional de ensino, incentivando os estudantes "a perguntar, a questionar, a pesquisar e a debater e não a responder".
O desempenho dos alunos foi incrível. "Nunca me diverti tanto corrigindo prova. Vamos de Marx ao sentido do Amor Eterno passando pelo questionamento do que vem a ser a matemática e o livre-arbítrio! Li perguntas que grandes filósofos da ciência já fizeram em outros contextos", afirmou Elika. A professora compartilhou ainda fotos de algumas das perguntas, confira:
*Com supervisão de André Jorge de Oliveira