Audiência em Santa Cruz

Audiência em Santa Cruz

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU ATIVIDADES EM SANTA CRUZ DO SUL

Publicação: 

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul conta com a Comissão Temporária, Portaria CEEd nº 14/2017, instituída com a  finalidade de promover estudos e debates sobre as questões da educação do campo, com o objetivo de oferecer uma minuta sobre Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, a ser exarada pelo CEEd/RS.

Por iniciativa da referida Comissão, já foram realizadas duas Audiências Públicas, em Porto Alegre e Erechim. Dando continuidade às audições, realizou-se, na manhã do dia 09 de novembro de 2017, quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a terceira Audiência Pública sobre a Educação do Campo. A atividade foi organizada em parceria com a Articulação em Defesa da Educação do Campo e teve como objetivo ouvir as comunidades escolares e as instituições envolvidas com as questões das populações do campo, tendo em vista a elaboração de Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, no Estado do Rio Grande do Sul.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, em pé e área interna

A Mesa de Abertura contou com o Conselheiro Domingos Antônio Buffon, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul; o Vereador Paulo Henrique Lerch, Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul; a Dra. Vanessa Saldanha Vargas, Promotora Regional de Educação do Ministério Público Estadual de Santa Cruz do Sul; o Prof. Luiz Ricardo Pinho de Moura, Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação/SEDUC; o Senhor Giovane Wickert, Prefeito de Venâncio Aires, representante da FAMURS; a Conselheira Marli Helena Kümpell da Silva, Coordenadora da Comissão Temporária sobre Educação do Campo/CEEd e a Profª Cristina Vergutz, representante da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas – AGEFA. Presentes ainda, os Conselheiros Marco Sozo e Berenice Cabreira e assessoria do CEED/RS, Patricia Braunn e José Valdir. O público participante composto de: professores, alunos, representantes das comunidades do Vale do Rio Pardo e das entidades ligadas às questões do campo, lotaram o auditório da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade a Professora Cristina Vergutz apresentou a contextualização da situação da escolas  do campo do Vale do Rio do Pardo trabalho elaborado pela AGEFA.

O evento revestiu-se de importância, à medida que,  além de proporcionar tomada de conhecimento da real situação das escolas do campo da região, certamente servirá de subsídio para as reflexões, debates e estudos que antecederão à elaboração das normas operacionais para a educação do campo.

 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Na parte da tarde, realizou-se o Debate sobre a oferta de ensino médio em virtude das alterações introduzidas pela Lei federal nº 13.415/2017, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, com o objetivo de dirimir dúvidas, debater  e colher subsídios para a elaboração de novas Diretrizes Operacionais para a oferta do Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino.

 A Mesa dos Trabalhos foi composta pelo Conselheiro Domingos Antônio Buffon, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul; pelo Conselheiro Marco Antônio Sozo, 1º Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul; pelo Prof. Luiz Ricardo Pinho de Moura, Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação/SEDUC; pelo Prof. Dr. Eder da Silva Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC e representante das instituições formadores de professores; pela Profª Elizani Kaizer, Diretora de Administração e Assuntos Jurídicos do Sinpro/RS, Regional Santa Cruz do Sul; Prof. Elbi Belardineli, represente do 18º Núcleo do CPERS/ Sindicato; Mateus Ferreira Reis Costa, estudante da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e  representante dos alunos de Ensino Médio.

Igualmente, a atividade da tarde, foi de grande importância e certamente contribuiu para a compreensão, por parte dos segmentos da comunidade escolar, de como as alterações  deverão ser implantadas, implementadas , acompanhadas e avaliadas pelas instâncias responsáveis pela oferta de um ensino médio de qualidade. Servirá também, de subsídio para a elaboração das  novas normas sobre a oferta do ensino médio do Sistema  Estadual de Ensino.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre   A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: árvore, céu e atividades ao ar livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.ceed.rs.gov.br/conteudo/20781/conselho-estadual-de-eduacao--realizou--atividades-em-santa-cruz-do-sul 




ONLINE
5