Aposentadoria após a reforma

Aposentadoria após a reforma

Paranaenses terão, em média, 19 anos de aposentadoria após a reforma

Estimativa se baseia na expectativa de vida de quem completa 65 anos, idade mínima defendida pelo governo

  • Fernando Jasper 
Segundo as projeções de longevidade do IBGE, os paranaenses que chegam aos 65 anos têm expectativa de viver até os 84, em média. | Brunno Covello

Segundo as projeções de longevidade do IBGE, os paranaenses que chegam aos 65 anos têm expectativa de viver até os 84, em média. Brunno Covello

Os paranaenses terão, em média, 18,8 anos para aproveitar a aposentadoria se a reforma da Previdência for aprovada em sua forma original. Essa é a atual expectativa de vida dos habitantes do estado que completam 65 anos, idade mínima de aposentadoria proposta pelo governo.

As projeções de longevidade são calculadas pelo IBGE com base nas taxas de mortalidade de cada estado. Sob esse critério, o Paraná tem o sétimo melhor índice do país.

Confira o mapa da aposentadoria no Brasil

No Espírito Santo, estado em que os idosos têm a maior expectativa de vida, o tempo médio de aposentadoria chegará a 20,3 anos, em média, se entrar em vigor a idade mínima de 65. Na sequência aparecem Santa Catarina (20 anos), São Paulo (19,4), Minas Gerais (19,3), Distrito Federal (19,3) e Rio Grande do Sul (19,2)

“Aposentômetro” calcula quanto tempo falta para aposentadoria

Se persistir a tendência de aumento da longevidade dos brasileiros, é provável que todos esses números sejam ligeiramente maiores quando a idade mínima de 65 anos entrar definitivamente em vigor, na década de 2030, após o período de transição proposto pelo governo.

Aposentadoria mais curta

Em comparação com as regras atuais, a nova legislação deve encurtar em pouco mais de cinco anos o tempo que os paranaenses têm para aproveitar a aposentadoria.

Segundo dados do INSS, os trabalhadores urbanos do estado se aposentam aos 58,7 anos, na média das aposentadorias por idade e tempo de contribuição. E têm pela frente algo em torno de 24 anos de vida, a julgar pela projeção de longevidade do IBGE – nesse caso, a expectativa de vida dos que chegam aos 60 anos.

Mapa da aposentadoria no Brasil

Veja a média de idade e duração da aposentadoria hoje em cada estado, e uma projeção para depois da reforma da Previdência:

Média no Brasil

REGRAS ATUAIS    

Idade da aposentadoria*

59,2

Duração da aposentadoria**

23,2

APÓS A REFORMA

 

Idade da aposentadoria

65

Duração da aposentadoria***

18,6

Observações:

*Idade média com que os trabalhadores urbanos se aposentam em cada estado, segundo dados de 2014 do INSS

**Diferença entre a expectativa de vida (de quem chega aos 60 anos) e a idade média de aposentadoria em cada estado

***Diferença entre a expectativa de vida (de quem chega aos 65 anos) e a idade mínima de aposentadoria instituída pela reforma (65 anos)




ONLINE
9