Alunos Inclusivos (excluídos)
Alunos Inclusivos (excluídos) – O grande problema
Antes de ser professor de um aluno especial, precisa-se primeiro aprender mais sobre a inclusão.
Essas crianças vão todos os dias as escolas para aprenderem a conviver com colegas “normais” e a primeira pessoa de quem necessitam é do professor.
Em casa, as outras crianças escutam que a criança especial é um castigo que Deus deu aos pais, um problema nas crianças, entre outras explicações absurdas para exemplificar a diferença entre eles, e se o professor permitir essas histórias se propagarão em sala de aula.
Por lei o estado precisa incluir uma cota de alunos declarados negros, estrangeiros e deficientes físicos e mentais. O problema é que o próprio estado não prepara a escola com a infraestrutura necessária e nem os professores para receber esses alunos. Como o preconceito virou um crime e tem pena de reclusão, é mais fácil socializar alunos de diferentes etnias e nacionalidades, contudo a diferença entre alunos especiais e alunos ditos normais é grande demais para passar desapercebida.
É difícil fugir de questões como “por que ele não anda?” ou “por que não fala direito?” “por que a lição dele é diferente?” “por que está na nossa sala se é mais velho?” É necessário muito interesse e dedicação ao trabalho para driblar essas perguntas fatais, e também é necessário pesquisar para lidar com esses alunos, que podem ser agressivos, inquietos, e muitas vezes inseguros e desconfiados.
Excluí-los das lições mais difíceis é errado, poupa-los das atividades mais complicadas ou mais elaboradas julgando que terão dificuldades é incorreto tanto quanto, e acima de tudo é uma forma de preconceito. Sabe-se que você professor não foi treinado para isso, mas foi treinado para ajudar, para orientar e para ensinar, então o faça! E faça com qualidade!
O aluno inclusivo não pode continuar excluído, chega de pintar, chega de brincar de bola, trate-os como alunos comuns, os outros notarão que são todos iguais e ele mesmo se sentirá igual.
Seja Professor, apenas isso.
Fonte: Artigo por Mayane Conceição Coelho em PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online
http://oincrivelze.com.br/alunos-excluidos/