A Grécia nos ensina

A Grécia nos ensina

Por Vito Giannotti

vito

 

Durante todo o mês de junho, nós brasileiros ficamos olhando o que estava acontecendo na Grécia. Olhamos a desgraceira provocada pelos grandes bancos mundiais, pelo FMI, pelos bancos europeus e ficamos torcendo pelo povo grego. A Grécia é hoje um país afogado numa miséria incrível. Os salários foram reduzidos quase a zero e todos os direitos dos trabalhadores foram para o beleléu. E tudo isso a serviço de quem? Unicamente dos grandes bancos mundiais e obedecendo aos governos neoliberais dos EUA, Inglaterra, Alemanha, da Europa e da Ásia.

Mas o que nós, brasileiros, vimos acontecer na Grécia nos leva a duas reflexões muito sérias. A Grécia não é um caso isolado. Na Europa, antigamente chamada de “primeiro mundo”, vários países estão no caminho da Grécia. O desemprego na Itália, Espanha, Portugal e Irlanda é assustador. Em todos estes países, além do desemprego que atinge quase 20% da população, todos os salários estão sendo rebaixados e as aposentadorias estão encolhendo. Muitos direitos conquistados com 100 anos de lutas estão sendo atacados.

A lição para nós no Brasil

Não há ilusões de que a atual crise não vai nos atingir. Já estamos sendo atingidos. O desemprego está chegando firme e os salários estão caindo. Todo dia em Brasília está acontecendo alguma votação que prejudica os trabalhadores. Está na cara que se esperarmos pelos votos de deputados, senadores e juízes, nosso futuro será o mesmo caminho da Grécia. Os banqueiros daqui do Brasil são os mesmos dos EUA, Alemanha e Inglaterra. Os patrões são os mesmos, e seus métodos de agir iguais aos da Grécia.

A segunda lição a aprender da Grécia é a resposta que os trabalhadores gregos estão dando e preparando: greves e manifestações. Aqui, no Brasil, já está começando a nossa reação. Muitos professores, de vários níveis, estão mostrando seus dentes. É necessário unir todos os que já estão sendo atingidos: professores, metalúrgicos, bancários, aposentados, operários da construção civil. O exemplo da Grecia está aí. Não adianta nem xingar nem rezar. Só com a união na luta de todos os trabalhadores conseguiremos dobrar os inimigos. Há muitos deputados como Eduardo Cunha. Nós somos milhões. Temos que preparar nossas batalhas.

http://nucleopiratininga.org.br/a-grecia-nos-ensina/




ONLINE
5