A grande meta do EM

A grande meta do EM

A grande meta do Ensino Médio

Andrea Canuto - Profissional de Recursos Humanos e Diretora da Vane Ventus Orientação Profissional - Revista Gestão Universitária - 02/09/2015 - Belo Horizonte, MG


Pelo título, estou certa de que você, caro leitor, lembrou-se do tão falado e temido vestibular. Afinal de contas, existe algum outro motivo do estudante dedicar parte de sua vida adolescente à um Colégio? Existe outro motivo deste jovem perder-se entre livros e pó de borracha durante (in)cansáveis anos?

Ora, é claro que sim! E lhe asseguro que não é por conta do vestibular! Sim, a grande meta do ensino médio não é o vestibular!

A grande meta deste jovem é um aglomerado entre conhecer suas aptidões, vocações e talentos. É um mergulho em si mesmo afim de descobrir o que ele realmente é. E, à partir disso, construir seu futuro com base em seus desejos e suas potencialidades.

Sim, parece muito filosófico, mas essa nada mais é do que a grande meta deste que chamamos de vestibulando! E por que vestibulando se esta não é sua principal razão de ser? E qual, afinal de contas, é esta grande meta?

Sejamos claros então. A grande meta deste jovem é o que o fará um cidadão de bem, o que o ajudará a construir sua família e seu futuro. Sua grande meta é o seu trabalho! É a escolha de sua profissão. Uma escolha que terá reflexos em toda sua vida e, infelizmente, ainda não está presente na agenda deste “vestibulando”, perdendo audiência para o “provão vilão”.

Encorajo os Colégios dedicados na agenda deste vestibulando a incorporar o tema escolha profissional na mesma importância em que vêem a libertadora prova vestibular. Não basta o jovem gabaritar a temida prova se sua escolha profissional não for a correta, não for a mais alinhada às suas competências, habilidades e talentos. Libertador é ter prazer e sucesso em seu trabalho, sendo produtivo e ocupando seu tempo com o que ama fazer. Mas, para isso, há que se dedicar um tempo em um processo realmente investigativo. Investigar quem você é, o que gosta de fazer e faz bem e qual profissão poderia acolher essas características. E este não é um trabalho fácil.

Assim, caros Colégios, auxiliem este jovem a entender que existe a grande meta por trás do exame vestibular e que, sem ela, de nada adianta as noites sem dormir e o pó de borracha aglomerado nos meios de suas apostilas. Esta é uma decisão que precisa do auxilio de vocês e precisa estar na agenda deste futuro profissional, ávido por trabalhar no que ama e construir uma história de sucesso e memoráveis realizações. Isso sim é libertador! Esta é a grande meta!




ONLINE
62