A educação é o maior prêmio

A educação é o maior prêmio

Editorial do jornal ZERO HORA - RS em 13/05/2013

Com o propósito prioritário de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançam hoje o Prêmio RBS de Educação, idealizado para reconhecer e premiar iniciativas de professores das redes públicas e privadas, e de educadores que trabalhem com o incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento. O propósito desta iniciativa é valorizar aspectos positivos da educação de forma permanente. A temática da primeira edição é Para Entender o Mundo ao mesmo tempo um indicativo de sentido para a educação formal e uma declaração de fé na palavra escrita como chave para o desenvolvimento da nação.

Leitura e escrita são processos fundamentais da comunicação humana e também podem ser considerados direitos inalienáveis dos indivíduos numa sociedade civilizada. No Brasil, infelizmente, uma parcela da população ainda não superou sequer a barreira do analfabetismo e um contingente ainda maior tem dificuldade para compreender e interpretar mensagens escritas. Por isso, por ser tão relevante e tão essencial para a virada que o país precisa dar na educação, a leitura é o tema escolhido pelo Grupo RBS como desafio aos educadores que atuam dentro e fora da escola. "Quem ajuda a entender as palavras ajuda a entender o mundo" , diz o slogan da promoção.

Muitos ajudam, sabemos disso. Todos os dias, milhares de alfabetizadores, professores, orientadores educacionais e até mesmo militantes de organizações não governamentais trabalham arduamente para ajudar milhões de brasileiros a dominar os códigos da comunicação gráfica e digital. São exatamente esses profissionais que a RBS deseja reconhecer com essa promoção, destacando trabalhos criativos, diferenciados e comprometidos com a educação, mas também estimulando a atividade diária do ensino. O Prêmio RBS de Educação tem caráter formador e será acompanhado por um curso online gratuito sobre Mediação de Leitura, destinado ao aperfeiçoamento de práticas em sala de aula e de outras atividades relacionadas à educação. Todo o projeto conta com o apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil reconhecida nacionalmente por seu trabalho em favor do desenvolvimento social e da melhoria da qualidade da educação no país.

Esta iniciativa é uma das principais ações do Grupo RBS no campo do Investimento Social Privado, como parte da bandeira institucional lançada no ano passado sob o título A Educação Precisa de Respostas. Entre as questões levantadas, uma das mais significativas relaciona-se à valorização dos professores e dos profissionais comprometidos com o processo educativo. Este prêmio é parte das respostas. Mas estamos conscientes de que o maior de todos os prêmios para quem se dedica à educação é a satisfação de ter ajudado alguém a se capacitar para a vida.

http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=16625&Itemid=43




ONLINE
10