10 competências da BNCC
Bate-papo sobre as 10 competências da BNCC
Desenvolvimento integral e o aluno que queremos formar para a vida no século 21
22 junho 2018
No dia 21 de junho, a professora Débora, da rede municipal de São Paulo e integrante da Conectando Saberes, entrevistou Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento pela Base.
O bate-papo foi uma iniciativa da Nova Escola e da Fundação Lemann para ajudar mais professores a saberem sobre a Base Nacional Comum Curricular. Na conversa, que contou com centenas de participantes ao vivo, elas explicaram mais sobre as dez competências da Base Nacional Comum Curricular. Estas competências são:
- 01
Conhecimento
- 02
Pensamento científico, crítico e criativo
- 03
Repertório cultural
- 04
Comunicação
- 05
Cultura digital
- 06
Trabalho e projeto de vida
- 07
Argumentação
- 08
Autoconhecimento e autocuidado
- 09
Empatia e cooperação
- 10
Responsabilidade e cidadania
Assista ao bate-papo agora!
https://fundacaolemann.org.br/noticias/bate-papo-sobre-as-10-competencias-da-bncc
Como aproximar as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas pedagógicas
O Movimento pela Base, iniciativa da qual o Instituto Inspirare participa, e o Center for Curriculum Redesign lançam nesta quarta-feira, 28, o material “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC” que mostra como as Competências Gerais que constam no capítulo introdutório da Base Nacional Comum Curricular progridem ao longo da educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
O objetivo da publicação é oferecer referências para que redes, escolas e professores possam inserir essas competências em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação da aprendizagem. O documento é resultado de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho que ainda está aberto a contribuições da sociedade para que possa ser aprimorado.
Ao estabelecer marcos e indicar como as competências evoluem ao longo da educação básica, o documento torna mais fácil para o professor entender o que os alunos precisam desenvolver e como promover e acompanhar os resultados dessas aprendizagens.
O material é gratuito e está disponível no Porvir.