O mito do Ser Professor

O mito do Ser Professor

O mito do “Ser Professor”, ainda brasileiro, ainda de escola pública.

Por Dhiogo Rezende


Que ser é este? Que sempre acredita em todos os estudantes, mas também entende que muitos não se acreditam. Ele vê muita vontade de aprender em muito poucos e pouquíssima vontade de conhecer em muitos. E ainda é desrespeitado e desvalorizado pelos estudantes, governos, pelas leis e até pela sociedade.

Ele tem ideal e sonhos de dias melhores, sabe que sua profissão é a mais que correta em um país mais que errado, sabe que a escola prepara pessoas para serem oprimidas como ele, infelizemente prepara também o opressor.

Escuta piadinhas das quais não pode rir, vê jovens se perdendo nas graças das desgraças, e o que pode fazer é ensinar, tentar mostrar caminhos, verdades, lógicas, sentidos para tudo, mas ao tocar do sino, a torcida algazarrada e o alivio da maioria faz tudo não ter sentido algum.

Este ser tem que se acostumar com pouco dinheiro, pouco tempo, e muitas contas, tem que querer muito quando quase todos não querem nada, não ligar para os dedos cruzados que pedem a sua falta, seja por doença ou por outros motivos. Ele chega em casa, e doa para a família do corpo e da mente, o que sobrou.

É pensar, pensar, repensar a educação, se frustrar, desanimar, querer mudar milhões de vezes de profissão. Ver as férias como caminho das Índias, um paraíso com viagem de volta marcada, a realidade redundante que o aguarda, a escola brasileira, cheia de pássaros que não podem voar, uma gaiola sem grades.

Este ser mitológico carrega o seu mito dentro da alma, o querer ser este profissional no Brasil, não existe, aqui este ser, já é desde que nasceu, são feitos de energias cósmicas do Monte da Esperança, onde o templo dos poucos resultados positivos, mas para ele significativos de suas aulas estão como cristais. Aqui estes seres são uma estranha classe de semideuses imortais que morrem todos os dias, bimestre a bimetre.

Pois só sendo para ser, para crer, para querer mudar o que é torto desde 1500, este herói mitológico da nossa história tem apenas um superpoder, o de poder e querer, de lutar, continuar teimando em ser... Ser Professor. 

 
http://educacaobr.blogspot.com.br/




ONLINE
3