O lúdico e a criança

O lúdico e a criança

Danilo Sergio Pallar Lemos

Lúdico tem sentido de brincar num âmbito geral, envolvendo jogos, brinquedos, brincadeiras e outros divertimentos, vindo a envolver o processo cognitivo de quem esta envolvido na diversidade do brincar.

O brincar vem a ser a oportunidade de desenvolvimento, brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades. Brincar favorece o processo do aprender fazendo, vindo assim a ser importante que o brinquedo proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras que exijam a participação da criança. Brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporciona a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.  

O brinquedo também contribui e torna-se um fator relevante no desenvolvimento escolar, porque possibilita o exercício de concentração, atenção e de engajamento. Distrai, porque oferece uma saída para a tensão provocada pela pressão do contexto do adulto; o brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem da criança, o contato com diferentes objetos e diferentes situações estimula também a linguagem interna e o aumento de vocabulário.  

O entusiasmo da brincadeira faz com que a linguagem verbal se torne mais fluente e haja mais interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer a aquisição de novos conceitos, portanto podemos dizer, que ao brincar a criança vai despertar novas concepções em seu mundo, de forma descontraída e de acordo com a sua realidade, construindo um saber, através da interação com o ambiente e o brinquedo ao qual esta a brincar, vindo assim a desenvolver e ampliar o seu conhecimento sobre as realidades que convive, enquanto criança. 

 




ONLINE
12