Lembrando de Machado de Assis

Lembrando de Machado de Assis

Hoje na História, há 106 anos, morria na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis

 

Machado de AssisEle foi escritor, jornalista, poeta e teatrólogo, mas a carreira no serviço público foi o principal meio de sobrevivência, durante o Império e República.  Machado colaborou em jornais e revistas. Escreveu crônicas, contos, poesia e romances, que costumavam ser lançados, primeiro em folhetins e, depois, publicados em livros.

Ele também foi revisor, editor e censor teatral. Esse cargo não era remunerado, mas dava a ele o ingresso livre para as apresentações.

Machado de Assis foi o primeiro presidente da ABL, a Academia Brasileira de Letras, que ele ajudou a fundar, exercendo o cargo por mais de dez anos, até a morte.

Entre os romances que publicou estão: Dom Casmurro; Helena; Memórias Póstumas de Brás Cubas; A Mão e a Luva; Esaú e Jacó e Quincas Borba.

Machado de Assis morreu aos 69 anos,na madrugada de 29 de setembro de 1908, em casa, na Rua Cosme Velho, no Rio de Janeiro.

Leia também:

A fina ironia de Machado de Assis sobre a Abolição da Escravatura

Machado de Assis é clássico duas vezes. É clássico da literatura brasileira e é clássico da literatura negra

 

Fonte: Radio Agência Nacional



Leia a matéria completa em: Hoje na História, há 106 anos, morria na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis - Geledés




ONLINE
27