Bagunça em sala de aula

Bagunça em sala de aula

Brasil é o país em que professor mais perde tempo com bagunça em sala de aula

Uma a cada cinco horas dos docentes em classe é desperdiçada com indisciplina; levantamento foi divulgado pela OCDE

O Estado de S. Paulo  25 Junho 2014

Controlar a bagunça ou pedir silêncio aos alunos consomem 20% das horas dos professores brasileiros em sala de aula. O desperdício de tempo dos docentes no País é o maior em uma lista de 32 nações. A média internacional de perdas por indisciplina é de 13%.

Isso é o que mostra a Pesquisa Nacional de Ensino e Aprendizagem (Talis) feita com 32 países, divulgada nesta quarta-feira, 25. O levantamento, com informações de 2013, foi coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para resolver tarefas administrativas, os docentes brasileiros ainda gastam 12% das horas em sala. Isso significa que sobra apenas 68% do tempo dos professores para atividades de ensino e aprendizagem. De acordo com o estudo, um a cada quatro docentes gasta pelo menos 40% das horas em sala com tarefas que não são de ensino e aprendizagem.

O país onde os docentes gastam menos tempo com indisciplina é a Bulgária: 8% do total. Mesmo países com bons resultados em rankings internacionais, como Japão e Coreia do Sul, desperdiçam mais horas que a média internacional com a desordem em sala de aula.




ONLINE
20