Jovem pretende dar aulas

Jovem pretende dar aulas

Jovem de 18 anos, da rede pública de Tanque do Piauí (PI), vai estudar em universidade federal

Vinicius Araújo pretende dar aulas, de matemática, para a Educação Básica pública

Do Todos Pela Educação

Aluno de escola pública de Tanque do Piauí, a cerca de 300 quilômetros de Teresina, durante toda a Educação Básica, Vinicius Araújo, de 18 anos, vai dar continuidade à sua escolaridade numa universidade também pública. O jovem garantiu uma vaga na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Matemática e, com isso, dá o primeiro passo para a realização de um sonho: ser professor da disciplina.

Morador da zona rural da cidade, o jovem estudou os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola multisseriada. O pai, lavrador, estudou até o 8º ano. A mãe, empregada doméstica, avançou um pouco mais: foi até o 1º ano do Ensino Médio. “Nossa vida sempre foi muito difícil em termos financeiros. Muito mesmo. Mas meus pais sempre me incentivaram a estudar”, afirma Vinicius, que tem uma irmã de 12 anos.

Um exemplo é o sacrifício que a família vai ter que fazer agora: o campus onde Vinícius vai estudar fica na cidade de Picos, a 50 quilômetros de Tanque do Piauí. “Eu queria ter passado no campus de Teresina, pois temos família lá e não teria custos com moradia. Agora, vai ficar tudo mais apertado, porque eles arcar com as despesas para me manter fora de casa. Mas eu não vou desistir”, diz o futuro professor.

Vinicius não fez cursinho – foi aprovado diretamente do Ensino Médio para a universidade, na segunda chamada. A instituição seleciona os estudantes, assim como as outras federais, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu em outubro do ano passado. “Eu me preparei pegando material de um curso preparatório online e estudei por mim mesmo”, lembra. Nesse período, ele ficou tão focado nos estudos para o exame que deixou de lado a participação em competições escolares que envolviam a matemática. “Sempre participava, mas meu objetivo agora era outro”.
Aptidão

O município onde Vinicius morou toda a sua vida – e que agora deixa para cursar o Ensino Superior – tem apenas 2.683 habitantes, segundo dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade é de 0,579, considerado baixo, uma vez que o índice vai de 0 a 1 – a cidade está na posição 4654ª de 5.565 municípios. O IDHM considera três variáveis: longevidade (0,704), renda (0,553) e Educação (0,499, a mais baixa entre as três).

Apesar das dificuldades, a cidade vem apresentando progressos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), especialmente em matemática. Vinicius diz que sentiu, como aluno do município, as melhoras no sistema de ensino.

“Eu percebi que tinha uma facilidade maior para os números quando estava na 5ª série (6º ano). O professor que dava aula para mim também percebeu e, vendo meu interesse, passou a me incentivar com livros e exercícios extras. Fui tomando cada vez mais gosto pela coisa”, recorda-se.

O professor em questão é Raimundo Nunes, que leciona matemática em uma escola municipal e em uma estadual no município. “Quando vemos um aluno como ele progredir assim é uma vitória muito grande. Nós saboreamos a conquista juntos. Quando ele passou, me ligou e disse: ‘Professor, você é a primeira pessoa para quem eu estou ligando para contar’”, emociona-se.

Além de estudar com afinco, Vinicius colaborava com os colegas e com a escola: sempre ajudou os amigos com dificuldades com os números. “Foi dando suporte para os meus colegas que eu vi que tinha jeito para ser professor, porque percebi que eu explicava e eles aprendiam”, diz.

Futuro
Vinícius pretende terminar a licenciatura e fazer mestrado e doutorado em Matemática, para depois lecionar na Educação Básica. “Quero passar o que eu aprendi. Sei que ser professor no Brasil é complicado – especialmente pela questão salarial e porque é uma profissão pouco valorizada. Mas é o que eu quero fazer da minha vida.

http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/29621/quero-ser-professor-de-matematica/




ONLINE
26