Basta de discursos, promessas e mentiras!

Basta de discursos, promessas e mentiras!

Exigimos respeito aos educadores e ao povo gaúcho!

No dia do Professor, que tem que ser marcado pela história de luta de nossa categoria, a pior coisa que poderia acontecer é ver os mesmos governantes e deputados, responsáveis pelo descalabro da educação em nosso Estado, fazerem agora discursos em homenagens demagógicas. Os mesmos que fazem parte da base aliada do governo e que votam contra os educadores ou simplesmente lavam as mãos, submetidos à política do governo.

O governo Tarso, com a complacência do governo Dilma e da ampla maioria dos deputados, vem dia após dia tornando mais dura a condição de vida dos professores no RS. Seu governo não apresenta diferenças com o de Yeda Crusius, que também atacou nossos direitos.

O atual governo se caracteriza pelo total desrespeito aos trabalhadores em educação. Rasga seus compromissos de campanha e promove ataques sistemáticos aos educadores e à escola pública. Descumprindo determinação judicial, o governo mantém baixíssimos salários na educação, enquanto privilegia isenções e lucros gigantescos para as grandes empresas. Garante inclusive o pagamento de um milionário “auxílio-moradia” para os juízes, justamente os que recebem os mais altos salários do Estado.

Todas essas atitudes foram sustentadas pelos deputados da base governista, que ajudaram a aprovar o não pagamento do piso e a reforma da previdência, além de apoiarem a reforma do ensino médio. E, para agravar mais a situação, o governo Tarso desatou uma escalada de repressão inédita contra os movimentos sociais e os educadores em particular. A política do governo busca agora criminalizar e perseguir os ativistas e lutadores do movimento social.

As mobilizações estão voltando a ocupar as ruas em todo o país. As lutas em defesa da educação assumem destaque nessas mobilizações. De norte a sul do país, o respeito aos educadores é uma exigência do povo brasileiro. O CPERS/SINDICATO, no dia do professor, vem a público dizer que somente através da luta será possível derrotar as políticas dos governos e de seus apoiadores. O caminho para mudar essa situação e conquistar uma educação de qualidade passa por fortalecer as mobilizações da juventude e da classe trabalhadora.

Porto Alegre, 15 de outubro de 2013.

CPERS/Sindicato

 




ONLINE
14