Alunos do JB abraçam a escola

Alunos do JB abraçam a escola

Alunos do JB abraçam a escola em prol da educação

Um ato cívico há tempos não visto em solo Bota Amarela

 Alunos do JB abraçam a escola em prol da educação                                  
 

Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, em torno de 400 alunos da Escola Estadual José Bonifácio no centro de Erechim fizeram uma atividade diferente. Muitos com as caras pintadas, outros com cartazes em punho mostravam a indignação com o rumo da educação no país e acima de tudo a importância do professor na transformação da sociedade.

Segundo uma professora esta é a melhor forma de protestar neste período de greve já que o aluno não fica em casa dormindo, vendo TV ou jogando videogame enquanto a paralisação acontece: “o país está mudando. Esta é a nova cara do país. Nós estando em sala de aula não quer dizer que nós não aderimos a greve. É uma maneira de envolver os alunos com o problema da educação. É fazer eles se sentirem importantes neste processo e entenderem o que está acontecendo”.

Os alunos deram duas voltas na quadra, com apitos e gritos e músicas pela melhoria na qualidade de ensino e valorização do professor. Depois abraçar a escola num ato cívico há muito tempo não visto.

A Escola Estadual José Bonifácio não aderiu a greve fechando suas portas e cancelando as aulas. Os professores estão em sala de aulas e o os alunos também.

Mas engana-se que eles estão alheios a greve. Pelo contrário. Apenas desenvolveram uma maneira diferente de protestar com relação aos descasos com a educação e o descontentamento em relação a vários aspectos.

Num esforço entre professores, pais e alunos se criou uma atmosfera interna onde se discute a educação como um pilar de transformação. Este trabalho de conscientização que a educação precisa de mudanças imediatas saiu do pátio e das salas de aulas e ganhou as ruas numa maneira inteligente de chamar a atenção dos que passam pela rua Nelson Ehlers e Valentim Zambonatto.

Cartazes foram colocados nos muros e grades da escola, em frases escolhidas pelos alunos. E o que mais chama a atenção são as centenas de garrafas pets colocadas nos muros lado a lado. Dentro delas, cartas de alunos e pais, e cada um de sua forma, expressa o que pensa da importância do professor.

Para os professores que estão envolvidos acreditam que a educação é capaz de transformar o mundo Um deles diz, usando uma frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Texto e fotos: Rodrigo Finardi.
http://jornalboavista.com.br/site/noticia/22294




ONLINE
25