Greve inicia com adesão parcial

Greve inicia com adesão parcial

Greve tem adesão parcial nas maiores escolas estaduais de Porto Alegre

Aulas foram suspensas em colégios como o Protásio Alves e o Júlio de Castilhos

 

O jogo de forças entre a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) fez com que alunos da rede pública estadual saíssem de casa, na manhã desta segunda-feira, sem saber ao certo se encontrariam seus professores em sala de aula.

A greve convocada pelo Cpers-Sindicato foi definida na sexta-feira, em assembleia no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. No entanto, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, aconselhou os pais a pressionarem pela continuidade das aulas e afirmou que o ponto dos professores que não trabalharem será cortado.


No Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, nesta manhã, os alunos tiveram de retornar para suas casas sem aula, pois apenas três professores haviam comparecido. O mesmo aconteceu no Colégio Júlio de Castilhos, onde as aulas foram suspensas e alunos e professores estiveram reunidos no auditório, debatendo a greve.


Já na Escola Técnica Estadual Parobé e no Instituto de Educação Flores da Cunha, professores ainda discutiam sobre a adesão ao movimento. No Parobé, as aulas ocorrem normalmente, mas professores solicitaram encontro com a direção para decidir se entram na greve. No Instituto de Educação, 80% das aulas foram mantidas e, em algumas turmas, alunos confeccionam cartazes em apoio à paralisação.


O que o Cpers pede Da pauta de reivindicações:

- Implementação do piso nacional como básico e repercussão na carreira

- Criação de piso para funcionários da escola, tendo como parâmetro o piso nacional do magistério

- Atualização das promoções para professores e funcionários e garantia do pagamento rotativo

- Correção dos valores do vale-refeição, fim do estorno e extensão a aposentados e em licença-saúde

- Inclusão de todos os funcionários no plano de carreira

- Revisão do vale-transporte

Zero Hora




ONLINE
23