Manipuladores, oportunistas e mentirosos

Manipuladores, oportunistas e mentirosos

 

___Foi lindo, doce e importante ver, por conta da população, o governo recuando e revogando o aumento das passagens. Como o Incautos estava hackeado, eu infelizmente não pude comentar nada por aqui. Por outro lado, em sala de aula e nas ruas foi possível falar bastante. Mesmo assim, ainda existem algumas coisas que eu gostaria de acrescentar a tudo o que foi e vem sendo falado. 
___Seguem os meus vinte centavos de contribuição.
###
Manipuladores
___Quando os protestos começaram, a grande mídia, como de costume, tratou os manifestantes como bárbaros. Além das nãotícias clássicas sobre o trânsito*, muito se falou sobre o vandalismo.
___Não que eu queira defender o quebra-quebra ou dizer que os manifestantes não têm culpa de nada, mas o que eu vi participando dos protestos é que o próprio poder público ajudou a causar o vandalismo. E não estou falando de policiais começando o conflito ou mesmo quebrando algo, estou falando sobre facilitar o vandalismo. 
___Eu moro no Bixiga; o metrô mais próximo é o Trianon-Masp. Exatamente por isso, vejo a estação Trianon diariamente, durante o ano todo. Quando algum evento que reúne muita gente (parada, festa ou qualquer coisa do tipo) vai acontecer na Paulista, sempre colocam uns tapumes de metal para proteger os vidros da estação. “Coincidentemente”, em nenhum dos dias de protesto em que eu participei** colocaram proteção.
___Será que interessava para alguém que algo de errado acontecesse? 
### 
Oportunistas
___Quanto mais gente foi aparecendo nas passeatas, maior foi o número de pessoas agredindo quem ostentava bandeiras de partidos. Sinceramente, além de fascista, a atitude me parece extremamente burra. 
___Como eu já disse aqui, não vejo sentido algum em acabar com partidos ou clamar pela demissão de todos os políticos eleitos. Considero muito mais inteligente saber quais são os partidos que apoiam – e os que não apoiam – as manifestações.

___Ressalto ainda que chamar de oportunistas os militantes dos pequenos partidos de esquerda é, além de tudo, desonesto. Partidos como o PSOL e o PSTU estiveram presentes desde o início das manifestações. Mais do que isso: eles estiveram presentes também nos anos anteriores. Oportunista é quem nunca participou dessa luta, querendo expulsar quem sempre esteve nela. 

O Gigante Acordou, por Adriano Kitani
###

Mentirosos

___Por fim, acho que é bom colocar um parzinho de links para mostrar o quão covardes foram o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin ao falar sobre a revogação do aumento dizendo que a sociedade irá sofrer com isso –, “pois as empresas não suportam, não têm como arcar com essa diferença”.  

___Primeiro, um gráfico mostrando como o preço das passagens tem subido muito acima da inflação (desde que ela foi controlada). E, mais importante ainda, um vídeo bem didático mostrando o quanto lucram as empresas de ônibus em Sampa

___Quanta exploração... Quase dá dó do governador, do prefeito e das empresas de ônibus, não?

#####

P.S.: Sobre as manifestações que vêm acontecendo depois da revogação do aumento, recomendo fortemente o texto “O problema com o movimento anti-corrupção”, do meu amigo Alex Castro. Como um extra didático, fica também este vídeo que, em minha opinião, é o melhor já feito pelo PC Siqueira

__________

* Aproveitando o assunto trânsito, vale muito citar o ótimo título da postagem do Sakamoto no dia 7/VI: “Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim”. 

** É possível ver isso também nos vídeos e fotos dos jornais. 

 
 




ONLINE
26