Prova nacional de alfabetização

Prova nacional de alfabetização

Estudantes da rede pública terão prova nacional de alfabetização

O MEC (Ministério da Educação) estabeleceu, em portaria publicada anteontem no "Diário Oficial da União", que o sistema de avaliação da educação básica na rede pública do país será formada a partir de agora por três exames.

Além da Prova Brasil, que já é aplicada a todos os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação amostral da última série do ensino médio, haverá ainda, a partir deste ano, a chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização).

A avaliação, cujo público-alvo são os alunos do 3º ano do ensino fundamental, é uma das medidas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa, lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro de 2012.

"Todas as crianças serão avaliadas aos sete anos e aos oito anos, para gente saber exatamente o que está acontecendo em cada escola", declarou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) na ocasião.

A partir do próximo ano, as crianças do 2º ano do ensino fundamental também deverão passar pelo novo sistema de avaliação do nível de alfabetização.

http://www1.folha.uol.com.br

Translate this Page




ONLINE
7