Filmes sobre o universo infantil

Filmes sobre o universo infantil

A criança real: 10 filmes para refletir o universo infantil no 12 de outubro

outubro 12, 2015 

A criança real: 10 filmes para refletir o universo infantil no 12 de outubro

 

Uma data feliz. Um dia pra lembrar a magia de ser criança. Selecionamos 10 filmes que retratam o universo infantil no mundo real, sua relação com a política, a sociedade e seus padrões

Por Monise Berno

Esta é uma matéria da Fórum Semanal. Confira o conteúdo especial da edição 216 clicando aqui

Dia 12 de outubro é dia das crianças, perfeito para comer guloseimas, ganhar presentes e brincar, sem preocupações. São direitos delas, essas pequenas pessoas que não têm as obrigações dos adultos, nem o peso das convenções, vivem o mundo de forma leve, inocente, sem ser afetadas tão pelo sistema onde no futuro estarão inseridas.

Essa visão romântica do universo infantil traz consequências que podem ser bastante sérias para o futuro delas. Para além das questões de escolha e consumo – grandemente debatidas entre pais e especialistas, que faz vibrar a economia e forma grupos inteiros determinados a conseguir adquirir tudo o que for possível –, é impossível não perceber a influência que os adultos exercem sobre as crianças.

Apoiar e estimular o crescimento, a evolução e a transformação das crianças é de fato um desafio para pessoas de coragem. É importante que cresçam vivendo todas as etapas de desenvolvimento cognitivo e social, fazendo com que cada uma compreenda seu papel no micro mundo ao qual pertence.

Todo esse bonito discurso tem uma face real bastante perturbadora: a criança real tem necessidades, se transforma, sofre, luta, cresce em meio a dificuldades, é influenciada e condicionada, por ser pequena, frágil e “sem opinião”, a viver realidades frias, duras, crueis, fortes e adultas demais até para seus pais e avós.

Essa realidade apagada da sociedade, que segue criando adultos em miniatura, modelos padrão de comportamento para a sociedade patriarcal ou como mini cidadãos de segunda classe, negligenciados, abandonados à sua sorte, caso as diferenças e as oportunidades não estejam ao seu alcance.

Para refletir sobre a criança real, fora dos limites do lar formado em tradicionalismo e romance imaginário, sobre a criança real e sua presença no mundo, selecionamos dez filmes com personagens infantis enfrentando realidades distintas, desbravando uma relação com a política, com o outro e com os padrões sociais, vivendo guerras e sobrevivendo a adversidades.

1. Machuca – Andrés Wood, 2004

O Chile de Allende é o pano de fundo para a história de Pedro, um menino pobre que vive em Santiago e começa a estudar em uma escola  que atende alunos de classe média-alta, onde conhece Gonzalo. Os eventos na escola, a diferença de classe social com suas aproximações e distanciamentos entre os meninos são a chave da trama.

2. O ano em que meus pais saíram de férias – Cao Hamburger, 2006

Era 1970. Um menino de doze anos que adora futebol descobre que seus pais saíram de férias sem aviso e sem motivo, e tem que ir morar com seu avô. A viagem dos pais era necessária para que fugissem da ditadura militar. Ninguém contava que, além de ficar sem os pais, o menino também ficaria sem o avô, que faleceu.

3. Paradise Now – Hany Abu-Assad, 2005

Dois amigos de infância foram recrutados para realizar um ataque suicida em Tel Aviv. Enquanto passam as últimas horas de vida juntos, relembram famílias, amores, infância, alegrias e as dificuldades de crescer em uma zona de guerra.

4. A Culpa é do Fidel! – Julie Gavras, 2006

Anna tem 9 anos, mora em Paris, vai à escola católica e vive em um ambiente militar. Em 1970, um tio seu é preso por motivos políticos, e uma viagem para o Chile após a eleição de Allende transforma seus pais em pessoas engajadas politicamente. Para compreender e aceitar a sua nova realidade familiar, a menina precisa encontrar formas diferentes de compreender o mundo.

5. Vozes Inocentes – Luiz Mandoki, 2004

 O filme apresenta um olhar sobre a Guerra Civil de El Salvador, denunciando o uso militar de crianças e a formação de um exército involuntário para manter a guerra. A trama é contada a partir da vida de um menino chamado Chava, e o roteiro é baseado na infância do diretor.

6. Filhos do Paraíso – Majid Majidi, 1998

Ali e Zahra são dois irmãos de família pobre que dividem o mesmo par de sapatos, os sonhos e as dificuldades da infância, enquanto o menino treina para ficar entre os vencedores de uma corrida que pagará sapatos novos para sua irmã.

7. Persépolis – Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, 2007

Uma menina iraniana de 8 anos sonha em se tornar profetisa e salvar o mundo. Ela acompanha com a família a Revolução Iraniana e a queda do Xá, que levou consigo um regime político brutal. A menina tem mais um incentivo para se tornar revolucionária quando a República Islâmica passa a decidir como as pessoas devem se vestir e agir.

8. This is England – Shane Meadows, 2006

O filme concentra sua narrativa no cotidiano de jovens skinheads ingleses durante o ano de 1983. Um menino de 12 anos chamado Shaun, sedento por encontrar reconhecimento e simpatia social, se aproxima do grupo que acabou se tornando um partido político de extrema direita.

9. Tomboy – Céline Sciamma, 2011/2012

Um filme que aborda questões de gênero em uma protagonista infantil. Tomboy conta a história de Laurie, uma menina de dez anos vive em uma vizinhança nova com a família. Ela usa cabelos curtos e gosta de se vestir com roupas masculinas, e por isso acaba sendo confundida com um menino. Ela aceita a confusão e assume a identidade masculina para as crianças do bairro.

10.  Pixote: a lei do mais fraco – Hector Babenco, 1980/1981

Fernando Ramos da Silva, o Pixote, tem inze anos e é preso por pequenos crimes em São Paulo. Na Febem, ele faz amizades e convive com a violência, tráfico de drogas e corrupção. Junta-se a um bando que foge da instituição e passa a viver nas ruas do Rio de Janeiro, onden tem contato com a morte uma realidade de crime e violência.

 

http://www.revistaforum.com.br/2015/10/12/a-crianca-real-10-filmes-para-refletir-o-universo-infantil-no-12-de-outubro/

Translate this Page




ONLINE
9